30 novembro 2007

Edital do Baixada-Barra está próximo de ser publicado

Os técnicos do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estão trabalhando em ritmo acelerado para concluir o edital que regerá a licitação das linhas de ônibus que ligarão nove municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A ordem dada pessoalmente pelo governador Sérgio Cabral ao presidente do Detro, Rogério Onofre, é de que o edital esteja concluído para publicação no máximo até 20 de dezembro.

Num primeiro momento, serão atendidos os municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João do Meriti, Duque de Caxias e Magé. Os ônibus partirão dos principais terminais de cada município com destino ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, em viagens ponto a ponto sem paradas intermediárias.

A estimativa é de que as novas linhas transportem diariamente 33.400 passageiros, ficando a maior demanda por conta dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Para cada linha serão selecionadas duas empresas, a fim de se evitar o monopólio, e não será permitida a formação de consórcio para participação na licitação.

De acordo com as regras propostas, a frota que ligará a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca deverá ser composta por ônibus com no máximo dois anos de fabricação. Os veículos serão equipados com ar-refrigerado, sistemas de bloqueio do acelerador quando as portas estiverem abertas e interno de tevê, 10% deverão ter equipamentos para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais e todos serão monitorados por meio de GPS pelas empresas e pelo Detro.

A comprovação da viabilidade das novas linhas – necessidade já apontada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do governo do estado – foi reforçada em pesquisa realizada por agentes do Detro, durante todo o mês de outubro, na qual foram feitas 2.719 entrevistas em dez municípios da Baixada Fluminense. Dos entrevistados, 94,30% disseram ser a favor da ligação por ônibus Baixada-Barra. Foi apurado, ainda, que atualmente um grande percentual já faz diariamente este deslocamento, registrando-se aí os maiores índices nos municípios de Duque de Caxias (88,50%) e Nova Iguaçu (86%).

As novas linhas deverão ter horários com intervalo de 30 minutos o qual baixará para 15 minutos nos horários de rush. Com a implantação das mesmas, a expectativa é de que se reduza o tráfego de veículos nas linhas Amarela e Vermelha – cerca de dois mil veículos/dia a menos entre carros particulares e vans piratas – proporcionando a melhoria do tráfego naquelas vias.

Espera-se, ainda, que o barateamento de cerca de 40% no custo das passagens – hoje o passageiro que paga R$ 14,20 na ida e volta entre Nova Iguaçu e Barra deverá passar a gastar R$ 10 – facilite a contratação de moradores da Baixada Fluminense por empregadores da Barra da Tijuca. As tarifas mais justas e as viagens mais rápidas deverão contribuir também para a contenção da expansão das favelas na Zona Oeste do Rio, pois darão maior mobilidade ao trabalhador.

Fonte: O Dia

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