Cerca de 3,4 milhões de professores passarão a ter facilidades na compra de laptops através do Programa Computador Portátil para Professores do Governo Federal. Os equipamentos custarão até R$ 1 mil, à vista, ou podem ser parcelados em até 24 vezes, com taxas de juros que vão variar entre 1,4% e 1,8% ao mês. O decreto que cria o programa foi assinado, nesta sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A estimativa é que 3,4 milhões de professores sejam beneficiados. Só poderão ter direito às facilidades do programa os professores de ensino continuado, do ensino básico ao universitário. Estão excluídos, portanto, profissionais de cursos pré-vestibulares, escolas de música e de idiomas e academias de ginástica.
O equipamento disponibilizado terá memória de no mínimo 512 MB, com possibilidade de expansão de 1 GB; unidade de armazenamento com capacidade mínima de 40 GB, tela plana de LCD, wireless e sofware livre com 27 aplicativos.
Doze mil pontos de venda
Cada educador pode adquirir apenas um computador - o controle será feito pelos Correios pelo número do CPF do comprador. As vendas começarão em setembro, pelas capitais. No caso do pagamento à vista, o professor deverá ir a uma agência dos Correios ou a uma agência bancária credenciada pelo programa e escolher entre as configurações de computadores disponíveis.
"Falamos em inclusão digital dos alunos, e agora surge a possibilidade de inclusão digital dos professores, uma vez que os custos vão ser inferiores aos do mercado. Acreditamos que vai favorecer diretamente a metodologia de ensino e o planejamento educacional", disse a secretária-executiva do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Wanessa Sechim, durante a cerimônia.
Fonte: O Globo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário