19 dezembro 2007

Cabral lança edital das linhas Baixada-Barra

Entre abril e maio de 2008, a ligação da Baixada Fluminense com a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, se tornará bem mais cômoda, barata e rápida para cerca de 46 mil pessoas que diariamente fazem hoje este trajeto. Elas ganharão cerca de 70% do tempo para ir de um ponto ao outro, o que hoje é feito em quase três para ir e o mesmo para voltar, usando de duas a três conduções por vez. Barata, porque lucrarão em média de R$ 2 a R$ 3 por trajeto. Cômoda, porque irão de seu município diretamente ao Terminal Alvorada, sem baldeações, e vice-versa.

O anúncio desses benefícios a curto prazo foi feito oficialmente, na manhã desta quarta-feira, pelo governador Sérgio Cabral, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, ao lado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Transportes, Julio Lopes, e do presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre.

O edital de licitação de nove linhas estará disponível a partir desta quinta-feira no Detro ou no endereço eletrônico www.detro.rj.gov.br. As linhas sairão dos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé, onde residem cerca de 3,5 milhões de pessoas, diretamente até a Barra, passando pela Linha Amarela. Cada linha será operada por duas empresas. Vencerá a concorrência quem apresentar melhor proposta financeira combinada com a oferta de menor tarifa.

O edital prevê inicialmente uma frota de 248 ônibus que vão gerar 1.240 novos postos de trabalho formais para os rodoviários. Todos os ônibus terão de estar equipados com ar-condicionado e, no mínimo, 10% dos veículos terão de estar adaptados para acesso de pessoas portadoras de deficiência.

Após a assinatura do contrato de concessão, as empresas vencedoras terão um prazo máximo de 90 dias para começar a operar. A concessão de cada linha será por 15 anos, podendo ou não ser prorrogada. Esta é a primeira concorrência no estado no setor com outorga remunerada.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: