Mais de 500 crianças, alunas de escolas públicas e particulares de Duque de Caxias, compareceram, na tarde de segunda-feira (01/10), ao Centro Cultural Oscar Niemeyer para participar da abertura do Projeto Lona Móvel da Ciência, montado no pátio da Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador. Desta vez o projeto trouxe também a exposição Nas Pegadas de Darwin, cientista que desenvolveu a Teoria da Evolução das Espécies e que deverá seguir para outras cidades do país. O evento contou com a presença do prefeito Washington Reis, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, além de cientistas, vereadores e secretários municipais.
Da direita para esquerda o prefeito Washington Reis e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
A criançada aproveitou para acompanhar e participar de uma série de experiências científicas, nos módulos montados no local, como pedalar uma bicicleta para gerar energia, observar microorganismo através de microscópio, entre outras iniciativas. Mas o que chamou mesmo a atenção dos estudantes foi o trabalho sobre o cientista Charles Darwin, com suas viagens e aventuras pela América Latina, incluindo cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Salvador. Logo na entrada da mostra, uma tartaruga gigantesca, feita de material sintético, chamava a atenção da meninada, que se espremia para subir no animal.
Para o prefeito Washington Reis, iniciativas como a Lona Móvel da Ciência é uma grande contribuição para a educação da juventude. Ele elogiou a iniciativa do secretário Alexandre Cardoso, que foi muito feliz ao idealizar o projeto. “Este é um momento único na história de Duque de Caxias, fruto de parcerias que mantemos com os governos estadual e federal”, destacou Reis, e acrescentou que “foi através delas que conseguiu investimentos em tecnologia e escolas como a Caminhos do Futuro e o Colégio Pedro II, que vai possibilitar a qualificação profissional de milhares de jovens de nossa cidade”.
O secretário Alexandre Cardoso falou da importância dos experimentos científicos para a formação dos estudantes. “É fundamental que os governos disponibilizem ciência e tecnologia à disposição da população estudantil para formar profissionais do ramo. O Brasil precisa mais do que nunca desenvolver cientistas”, concluiu.
O Projeto Lona Móvel da Ciência visitará outros municípios que ainda não possuem acesso às atividades científicas para os estudantes. A Exposição Nas Pegadas de Darwin está sendo montada pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. A mostra ficará exposta em Duque de Caxias até o dia 31 de outubro.
Fonte: http://www.duquedecaxias.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário