24 outubro 2007

Duque de Caxias ganha primeiro Centro de Vocação Tecnológica

Foi inaugurado ontem (23/10), no bairro Saracuruna, Segundo Distrito de Duque de Caxias, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Washington Reis, e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o primeiro Centro de Vocação Tecnológica (CVT), que vai formar 620 técnicos em dez cursos voltados para o pólo petroquímico.

A escola é a primeira do projeto aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que garantiu recursos de R$ 20 milhões para a implantação de mais 16 unidades. A Prefeitura financiou toda infra-estrutura e vai cuidar da parte física. As aulas serão ministradas por profissionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que também fornecerá todo o material pedagógico.

O CVT é o maior projeto de capacitação profissional do estado. A escola conta com salas de aula com quadros interativos onde, além da inclusão digital, os alunos poderão aprender com mais facilidade as matérias. Tem ainda laboratórios, ensaios de polímeros e biblioteca informatizada para pesquisas na internet. Uma sala montada para vídeo-conferência será utilizada para cursos e reuniões com outras instituições.

 Duque de Caxias sai na frente mais uma vez. “Só temos a ganhar na área da Educação”, disse o prefeito, que usou o equipamento de vídeo-conferência para conversar com o professor de medicina da Uerj, Rui Guilherme, que já trabalhou em hospitais e casas de saúde do município. A sala de integração vai servir também ao meio empresarial e ao governo atendendo a demanda da região.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, disse ao prefeito Washington Reis que pretende um outro CVT no município para atender a área de Construção Civil. A unidade funcionaria no Primeiro Distrito. Lembrou que o CVT de Saracuruna recebeu 1.500 candidatos e que os primeiros 620 alunos foram escolhidos por sorteio. As aulas começam no final do mês. Entre os cursos oferecidos estão os de polímeros, estocagem, administração, gestão, voltados para atender a demanda do pólo petroquímico.



Alexandre Cardosos, Sergio Cabral e Washington Reis chegam ao CVT de Saracuruna.


Ensino técnico com equipamentos modernos.


 O CVT tem biblioteca informatizada

Nenhum comentário: