Licitação para compra de 150 mil portáteis de baixo custo deve sair em outubro
Os computadores portáteis com fins educacionais, conhecidos como “laptops de cem dólares” começam a se tornar realidade para estudantes das redes pública e particular no Brasil.
O MEC pretende lançar na segunda quinzena de outubro a licitação para compra de 150 mil laptops. Segundo Carlos Eduardo Bielshowsky, secretário de Educação à Distância do MEC, no mais tardar até o segundo semestre de 2008 os laptops serão entregues aos alunos da rede pública pelo programa Um Computador por Aluno (UCA).
Três modelos de equipamentos foram doados para testes no Brasil este ano: OLPC XO, projetado pela Fundação One Laptop Per Child (OLPC) e fabricado pela Quanta Computer, de Taiwan; o Classmate PC, da Intel, fabricado no Brasil pela Positivo; e o Mobilis, da indiana Encore Software.
As máquinas foram entregues a estudantes de Piraí, no Sul Fluminense, São Paulo, Porto Alegre, Palmas e Distrito Federal, no programa Um Computador por Aluno (UCA). “As experiências têm sido impactantes, com alunos e professores buscando uma maneira nova de formar o conhecimento”, explica Bielshowsky.
Os computadores serão entregues em 300 municípios de todos os estados. Serão beneficiadas em média dez escolas por estado. Terão de ser contempladas escolas da área rural, de cidades pequenas e da periferia das grandes cidades.
O preço de cem dólares, contudo, pode ficar apenas no projeto original, lançado em 2005 no Fórum Social Mundial. O OLPC XO, por exemplo, que deve ser produzido em massa no último trimestre, custaria 188 dólares a preços de hoje por conta da alta de custo de componentes, como silício, além de variações cambiais. O Classmate e o Mobilis têm preço estimado em cerca de 250 dólares. A previsão é de que o preço dos micrinhos caia com a produção em massa.
Fonte: O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário