01 setembro 2007

Faetec inaugura projeto “Internet na Praça” em Duque de Caxias

Neste sábado, dia 1º de setembro, às 10h, a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai receber a primeira unidade ao programa “Internet na Praça”, para utilização de internet grátis, em um container. Uma iniciativa da secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), que foi possível através de uma cooperação técnica entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a prefeitura de Duque de Caxias. O evento acontece no Calçadão da Av. José de Alvarenga, em frente ao Shopping Center de Caxias.

Este é o primeiro container a ser inaugurado. O projeto prevê a instalação de outros 40, em diversas praças da cidade. Os containers oferecem conforto aos usuários, pois são equipados com ar condicionado, dois banheiros, piso de cerâmica, varanda e o material utilizado no telhado ajuda no isolamento térmico. Neste container serão instalados 10 computadores com acesso à internet banda larga e haverá também de um instrutor.

Com esta iniciativa, a partir de amanhã, os moradores de Duque de Caxias terão o primeiro local público com acesso gratuito à internet, no qual poderão imprimir e enviar currículos para alguma empresa que ofereça emprego; acessar o INSS para marcar perícia médica, solicitar prorrogação ou reconsideração do benefício, auxílio maternidade e fazer agendamento eletrônico de todos os atendimentos do instituto.

Outros serviços que estarão disponíveis são os do Detran: fazer o teste simulado para renovação de carteira de habilitação, agendar vistoria do carro, consultar carteira de habilitação, IPVA, multas, pedido de carteira de identidade, entre outros.

Além disso, os usuários terão acesso à segunda via de contas (Cedae, Light etc.), realizarão pesquisas escolares, vão criar um endereço eletrônico para enviar e receber e-mails e uma série de outros serviços que a internet oferece.

Para ter acesso aos serviços do “Internet na Praça” é preciso se cadastrar, comparecendo ao local, com documento de identidade e comprovante de residência. Se for menor, será preciso autorização do responsável. Mais informações podem ser obtidas no site www.faetec.rj.gov.br .

Nenhum comentário: