A Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com o Ministério de C&T, promove, de 1º a 7 de outubro, a Semana de Ciência e Tecnologia em diversos locais do estado do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e tem como objetivo democratizar o acesso cientifico e tecnológico, promover uma maior ligação com as escolas e atingir os setores mais pobres da população.
O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso estará presente para abertura da Semana da Ciência e Tecnologia na Praça do Pacificador, no município de Duque de Caxias, nesta segunda-feira, às 14h, no projeto Lona da Ciência. A Lona terá suas duas carretas especialmente adaptadas. A primeira com exposições e mostras cientificas e a outra, com um moderno auditório de equipamentos multimídia, permitindo a realização de palestras, oficinas de capacitação profissional e projeção de vídeos científicos.
Popularizar sem vulgarizar a ciência é fundamental na construção de um país - afirmou Alexandre Cardoso em relação à Semana de C&T.
Segundo dados de uma pesquisa recente apresentada por Ildeu Moreira, diretor de Popularização e Divulgação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, 80% da população do país não conhece o trabalho de nenhum cientista brasileiro, e 52% não participou de nenhuma atividade ligada à ciência e nem visitou algum museu.
A temática da Semana de Ciência e Tecnologia será Terra. A escolha tomou como base a importância das questões globais do Planeta: vida, sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas da Terra, mudanças climáticas e poluição atmosférica. Levou em conta, também, a convocação internacional feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que a questão global da Terra seja considerada como tema prioritário para os próximos anos.
A Semana de Ciência e Tecnologia também estará presente, dentre outros lugares, no Largo da Carioca, no centro do Rio. Instituições vinculadas da SECT, Faetec, Proderj e Cecierj mostrarão seus projetos na tenda.
Máquinas de Bingo transformadas em computadores escolares – SECT/FAETEC
-Inclusão digital - SECT/PRODERJ
-Planetário Móvel – SECT/Fundação CECIERJ
Fonte: http://www.cienciaetecnologia.rj.gov.br/