As primeiras 11 máquinas caça-níqueis, do total de cerca de mil apreendidas pela Receita Federal e transformadas em computadores pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foram entregues na manhã deste sábado (4/8), ao Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Imbariê, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Presente ao evento, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, ministrou a aula inaugural dos cursos profissionalizantes à distância da Faetec, em parceria com a Fundação Cecierj/Consórcio Cederj.
Sobre a estimativa de que até o final deste ano, somente no estado do Rio de Janeiro, cerca de duas mil máquinas sejam apreendidas, Cardoso disse esperar que nenhuma seja destruída.
– A estimativa para todo o Brasil é de que sejam confiscadas, até o fim de 2007, cerca de 100 mil máquinas. Espero que todas elas fiquem à disposição da educação e da inclusão digital – ressaltou o secretário.
De acordo com o fundador e presidente do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio, a iniciativa inovadora também ajuda a resolver uma questão ambientalista: a do lixo tecnológico.
– A idéia é inovadora também pelo fato de não termos que lidar com sucatas jogadas sabe-se lá onde. Uma vez convertidas, serão úteis a programas educacionais e de cidadania – disse, concluindo que o componente tecnológico é apenas um, mas a metodologia, o acompanhamento e a gestão são fundamentais para a eficiência do projeto.
Para a professora do Cetep Imbariê, Midiam do Nascimento, a iniciativa é também uma oportunidade de transformar vício em virtude.
Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RJ
Site relacionado: www.cienciaetecnologia.rj.gov.br
15 agosto 2007
Imbariê: Cursos técnicos à distância usam 1ºs computadores originários dos caça-níqueis
Postado por CID Saracuruna at 10:19 Marcadores: Imbariê: Cursos técnicos à distância usam 1ºs computadores originários dos caça-níqueis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário