06 maio 2008

Caxias debate ciência, tecnologia e educação

A prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec - Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Social de Duque de Caxias, sediará a Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 7 a 10 de maio. Com o tema "Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Fluminense", o evento, que é aberto ao público, estima atrair 15 mil pessoas. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e autoridades municipais estarão presentes na solenidade de abertura oficial da Reunião, que acontece no dia 7, às 19 horas, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias.

Assuntos relevantes para a realidade da Baixada, como saúde pública, formação de professores, políticas pedagógicas, inovação, mudanças climáticas, e história da ciência no Brasil, fazem parte da grade de atividades do evento, que inclui feira de ciência e tecnologia, palestras, oficinas, mini-cursos, debates e exposições que acontecerão na Praça do Pacificador e na Unigranrio.

Já a partir das 14h do dia 7, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, o público poderá participar de uma feira de ciência e tecnologia, além de exposições da UFRJ no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

No dia 8 de maio, um dos destaques fica por conta da videoconferência com Oscar Niemeyer, além da mesa de debate com o tema “Formação de professores no Brasil”, com a presença do Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, da Secretária de Educação do Estado do Rio, Tereza Porto, do Presidente do CAPES, Jorge Guimarães e da Secretária de Educação de Duque de Caxias, Selma Maria Rodrigues.

A Fundec vai oferecer oficinas no laboratório de informática, montado exclusivamente para o evento. Os temas são como navegar na Internet, como criar documentos no BR Office, e introdução ao GNU – Linux. Também vão acontecer oficinas direcionadas para o público infantil, como as de leitura, história, ciência e arte. Os adultos interessados em reciclagem poderão participar da oficina de construção de casas com garrafa Pet.

O evento, que acontece simultaneamente em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, pretende usar a ciência para transformar a Baixada Fluminense e vai reunir profissionais de diversas áreas da ciência, tecnologia e educação para tratar de temáticas ligadas ao conhecimento científico, visando analisar e propor melhorias para a qualidade de vida na região. As programações específicas para cada município podem ser visualizadas no site oficial do evento www.sbpcnet.org.br/eventos/baixadafluminense.

Na feira de ciência e tecnologia, montada na Praça do Pacificador em Caxias, participam com tendas de atividades o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Ciência Hoje – ICH, a Fundec, a Unigranrio, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e a SBPC.



Fonte: Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário: