22 fevereiro 2008

Professores terão acesso irrestrito à internet

Os professores do estado do Rio de Janeiro vão ter em mãos o maior acervo de conhecimento disponível no mundo. A partir da próxima semana, 30.866 profissionais de toda a rede estadual – da 6º série ao 3º ano do Ensino Médio -terão acesso gratuito, ilimitado e irrestrito à Internet, não só em sala de aula, mas também em casa ou em qualquer local do estado. Numa ação inédita no país, o governo do Rio distribuirá laptops aos professores, todos equipados com placa de acesso à web embutida. Mais do que um simples programa de inclusão digital, o estado oferecerá aos docentes uma ferramenta de ensino capaz de enriquecer o conteúdo didático, aproximando-os dos alunos e trazendo para as salas de aula uma visão de mundo atualizada.

"Com os 31 mil computadores, ganham os professores, com o livre trânsito do conhecimento, e os alunos, que passam a contar com mestres antenados com o mundo da tecnologia da informação", comentou o governador Sérgio Cabral, que inicia a entrega dos laptops na próxima segunda-feira (25/02), às 11h, no CIEP da Mangueira.

Tão importante quanto o equipamento é o bom uso dele para que de fato o computador se transforme numa ferramenta de melhoria do ensino.

"Estudos em todo o mundo já mostram que o acesso ao computador em si não melhora o nível da educação. Nossa preocupação constante será apoiar o professor para que ele tire o melhor proveito dessa janela que vai se abrir para ele, mostrar caminhos que possam efetivamente ajudá-lo no seu ofício de ensinar, que é um desafio cada vez mais complexo", explicou Tereza Porto, secretária de Educação.

Cada professor ganhará um CD de ensino a distância composto de quatro módulos. No primeiro – Introdução à Informática – os professores entrarão em contato com os conceitos de inclusão digital e de como a tecnologia pode transformar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Na segunda etapa, programas como Excel, Word e Power Point serão apresentados de forma a melhorar a apresentação das aulas.

No 3º módulo – Viajando pela Web – os docentes terão informações sobre a rede mundial de computadores e aprenderão a fazer pesquisas em sites educativos e buscar informações em ferramentas como o Google, Wikipedia, Blogs etc. Por último, um módulo totalmente dedicado à criação da dinâmica de aula a partir dessas novas tecnologias.

A entrega dos laptops para os docentes da rede estadual é resultado de uma ação conjunta das secretárias de Educação, Casa Civil e Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro) sob a coordenação da secretaria de Governo. Os professores receberão os computadores em regime de comodato por tempo indeterminado. Eles poderão esclarecer dúvidas através de um suporte técnico disponível via call center, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou via e-mail. O suporte funcionará nos primeiros três meses após o início da distribuição dos equipamentos.

Ficha Técnica

Quando: segunda-feira, dia 25 de fevereiro, às 11h no CIEP da Mangueira (Rua Visconde de Niterói 1376 – Mangueira)

Quem recebe: 30.866 professores de toda a rede estadual de ensino (capital e interior) da 6º série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio que estejam em regime de regência, ou seja, dando aula.

Investimento do governo: R$70 milhões

Escolas beneficiadas: 1.430

Alunos beneficiados: aproximadamente 1 milhão e 200 mil

Custo unitário por computador: R$ 1.903,00

Configuração básica do laptop: Pentium 4, 512 MB de memória RAM, 80GB, conexão Wi-Fi, monitor de 14’’, acesso irrestrito e gratuito à Internet via celular, leitor de CD/DVD.

Manutenção e garantia: Investiplan, empresa fornecedora dos equipamentos escolhida via sistema de pregão eletrônico, dá garantia de 1 ano ao laptop, além de fornecer manutenção em todo o estado.

Provedor de acesso à internet: Oi


Fonte: Proderj

Nenhum comentário: