16 fevereiro 2007

No CID a fila anda

Na Baixada Fluminense, a Internet deixou de ser unicamente uma porta de comunicação com o mundo inteiro, para transformar-se também na saída para um problema comum a muitas cidades brasileiras: as filas nos postos do INSS. Graças a uma parceria inédita com o Ministério da Previdência Social, agora, os moradores podem agendar perícias médicas, antecipadamente, e em poucos minutos, inscrever-se para receber auxílio-maternidade e solicitar o Guia da Previdência Social (GPS), sem precisar enfrentar longas filas. Basta ir a um dos postos do CID.
O ajudante de refrigeração Ademar Gonçalves de Almeida, 30 anos, pôde comprovar a eficiência do serviço. Depois de enfrentar a fila do posto do INSS por duas vezes sem sucesso, em três minutos ele conseguiu o que queria no CID do bairro Centenário. "Cheguei na fila do INSS às cinco da manhã e não consegui ser atendido. No dia seguinte voltei lá às 3h30min e também não deu. Mas na fila me deram um folheto do CID e resolvi tentar. E foi tudo rapidinho mesmo", constata.
Ademar foi ao CID para conseguir a contagem do tempo de contribuição do marido de uma tia, que faleceu ano passado. Com as três carteiras de trabalho do falecido em mãos, em poucos minutos, Ademar imprimiu um documento com o registro de todas as contribuições feitas por ele desde 1969.
"Duque de Caxias é a cidade mais preparada para acabar com a fila da Previdência no Brasil e deve isso ao projeto do CID", afirma o presidente do INSS Valdir Moysés Simão.
Parceria de sucesso - Em dez meses de funcionamento, a parceria entre o INSS e o Projeto CID vem dando um exemplo inquestionável da como a internet pode facilitar a vida das pessoas. Mais de 24.000 segurados do INSS foram atendidos nos CIDs. As perícias médicas são o procedimento mais procurado, com mais de 9.000 agendamentos neste período.

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